A partir de amanhã, os táxis do Recife poderão circular livremente pelos corredores exclusivos de ônibus da cidade. A portaria municipal autorizando essa liberação foi assinada ontem à tarde, pelo prefeito do município João da Costa. Entretanto, essa medida tem caráter experimental com prazo de 90 dias. Durante esse período, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá monitorar a velocidade média dos veículos nesses corredores exclusivos para coletivos, são eles: avenida Conde da Boa Vista, avenida Sul (sentido cidade/subúrbio), avenida Caxangá, trecho da avenida Beberibe (em frente ao Mercado Público de Água Fria) e contra-fluxo da Benfica (próximo ao Clube Internacional).

A portaria será publicada no Diário Oficial do município. Futuramente, será recriado um corredor exclusivo para ônibus, no Pina. É importante frisar que não será permitido embarque ou de¬sembarque de passageiros nesses corredores de ônibus. Ca¬so isso ocorra, o motorista de táxi será penalizado com uma multa de R$ 85,13 e ainda perderá quatro pontos na carteira. Para que a medida seja cumprida na íntegra, a CTTU informou que haverá agentes de trânsito e câmeras de monitoramento 24 horas para fiscalizar o cumprimento da portaria. Pa¬ra a presidenta da CTTU, Maria Pompéia, a portaria tem tudo para dar certo. “Não tenho dúvida que essa medida vai melhorar muito o trânsito da cidade. Porém, não será permitido que haja paradas nesses corredores. O trajeto deverá ser feito com o passageiro dentro do veículo.

Vamos estudar cada um desses corredores e acompanhar a velocidade média dos carros durante esses 90 dias. Acreditamos que essa medida irá melhorar o tráfego de veículos”, vislumbra Pompéia. A decisão também foi comemorada pelo Sindicato dos Taxistas do Estado de Pernambuco (SindTaxi). De acordo com o presidente do Sindicato, Everaldo Menezes, essa era uma reivindicação antiga da categoria. “O trânsito está mais complicado e sentíamos dificuldade em transitar com os passageiros nos corredores. Essa medida não só vai facilitar a vida do taxista como a do passageiro, que chegará com mais rapidez ao seu destino. Tenho certeza que irá dar certo”, comemorou Everaldo. Hoje em dia, aproximadamente 6.125 táxis circulam na Capital pernambucana.
   
 
 
   
   
Download:  
Panfleto - Relação dos Corredores de Ônibus
   
   
   
   
O prefeito do Recife, João da Costa, disse que a medida dará mais mobilidade aos taxistas e também aumentará a renda da categoria. Além disso, a população terá um ganho a mais, já que o serviço ficará mais ágil. “Na hora de uma emergência muitas pessoas que não têm um carro precisam utilizar o serviço de táxi. Os corredores que temos já vão ajudar nesse sentido. Vamos adotar outras medidas para melhorar o trânsito da cidade”, concluiu o gestor.

PAVIMENTAÇÃO:

Na próxima semana, a Secretaria de Serviços Públicos deve-rá iniciar a substituição de placas de concreto no trecho da avenida Sul com a rua Imperial, no Bairro de São José, onde es¬tá localizado um dos corredores exclusivos de ônibus da cidade.